QUEM SOMOS
Deixe-nos apresentar nossa família ao lado:

Em pé: Rosane, Jefferson, Tatiana e Janaína
Sentados: Cláudio, Lorita, Jaqueline, Débora, Mateus e Rui.


Estamos no oitavo ano, em tempo integral neste ministério. Mas, há mais ou menos 25 anos atrás, Deus o colocou em nossos corações, quando estávamos no extremo sul do Rio Grande do Sul, fazendo palestras em uma de nossas igrejas, durante um fim de semana. Quando começamos os preparativos para nossa volta para casa, várias pessoas nos convidavam, insistentemente, para ficarmos mais alguns dias e trazer uma mensagem para as senhoras, depois ainda para os presbíteros, para outras famílias. Como na época ainda dependíamos de nosso trabalho secular (uma casa de negócios) e nossos filhos ainda eram pequenos e freqüentavam a escola e necessitavam de nossos cuidados não pudemos aceitar o desafio e voltamos para casa. Mas este convite mexeu muito comigo (Claudio) e no caminho propus à minha esposa (Lorita): "Que tal quando eu me aposentar, a gente viajar por este Brasil proferindo palestras e quem sabe dirigir alguns retiros. Ficar nas igrejas um tempo determinado e depois voltar." A resposta da Lorita ainda ecoa em meus ouvidos: "Eu topo!". Imediatamente parei o carro e colocamos diante de Deus esta nossa proposição. E, durante 17 anos nós oramos diariamente colocando nosso desejo de servir ao Senhor em tempo integral. Ah! Até os dias de hoje continuamos a orar pedindo um "motor-home" para sempre estarmos em nossa casa. Este pedido ainda não foi atendido mas cremos firmemente que quando for da vontade Dele, isto certamente acontecerá. Em nossa igreja aqui em Ivoti, sempre tivemos uma ativa participação. Aqui também veio, através do P. Egon Wutzke, o direcionamento de Deus para um trabalho específico com casais. Todos os nossos retiros já foram inicialmente vividos por um grupo de cerca de 20 casais de nossa igreja. Aos poucos tudo foi tomando forma. Surgiu o nome: MINISTÉRIO FAMÍLIA CRISTÃ FELIZ. Ministério por ser um ministério, um trabalho. Família, pois é com ela que trabalhamos visando o resgate de seus valores morais, éticos e cristãos. Feliz, é o que ela será quando se entregar totalmente nas mãos do Senhor, vivendo como Ele quer. Felizes e privilegiados nos sentimos em podermos ser usados por Deus nesta sua obra de resgate.

Na medida em que nossa agenda de atividades permite, aceitamos o trabalho em qualquer lugar do Brasil e com qualquer denominação. O local fica a cargo de quem convida. Nós levamos a parte teórica e prática. Isto quer dizer que quando desenvolvemos, por exemplo, o tema: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" proferimos as palestras e trazemos todo material ilustrativo que a ele se refere. (Até uma casa nós montamos no local e cada casal participante, na medida em que se vai desenvolvendo o programa, também vai construindo a sua em isopor) A forma de apresentação pode ser em palestras para famílias ou para casais, mas o que nós gostamos mesmo de fazer são os Retiros de Casais. Temos 11 temas diferentes. Alguns deles foram publicados em uma das edições da revista Lar Cristão do P. Jaime Kemp. Estes retiros podem ser feitos em casas de retiros ou hotéis desde que estes tenham uma boa sala e dependências para casais.

As reações dos casais participantes são as mais diversas. Lembramos de uma das mais recentes. Em um retiro de casais, um casal, que era casado apenas no civil, decidiu entregar sua vida (cada um individualmente) ao Senhor Jesus. Por este motivo sentiram a necessidade de ter a bênção do Senhor também para a sua vida conjugal e ofegantes e chorando e tremendo vieram à nossa presença clamando: "Nós não queremos mais dormir juntos nenhuma noite até recebermos a bênção para o nosso casamento. Nós queremos a bênção de Deus para a nossa vida". Chamamos o pastor da igreja que estava participando do encontro e juntos abençoamos o casal. Foi uma festa completa. Temos convicção de que muitos erros são cometidos pelos casais por causa de um grande desconhecimento da vontade de Deus.

Também junto com o desconhecimento, a falta de compromisso de um com o outro, também com Deus, é outra dificuldade enfrentada pelos casais. Quanto à conversão, o homem é bem mais arredio ao evangelho do que a mulher. A mulher é quase sempre a primeira a responder ao apelo. Mas, em nossos retiros muitos, muitos mesmo, tanto homens quanto mulheres tem entregue as suas vidas a Jesus.

As igrejas locais conclamamos para que se importem mais com suas famílias. Que se ofereça mais encontros, palestras, retiros que mostrem qual a vontade de Deus para com a família. Faltam esclarecimentos e o diabo está espalhando por aí que: "Em briga de marido e mulher, não se mete a colher." As igrejas precisam mostrar o ponto de vista de Deus para os casais, pois estes ao viverem este ponto de vista, certamente o passarão aos seus filhos. Então, a família poderá colher frutos pois Deus em sua Palavra diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (At 16.31)

Pastor! Se o senhor ainda não tem um trabalho com casais em sua igreja, pare e reflita, pois ao trabalhar o casal, certamente todos os membros da família serão atingidos. O mundo inteiro clama pela necessidade de ter famílias verdadeiramente cristãs, vivendo o amor de Deus no seu dia a dia. O que o senhor está fazendo para mudar a atual situação da família brasileira?

Nós somos Claudio e Lorita Gernhardt, chamados pelo Senhor para o servir na área da Família e estamos vivendo a maior aventura que é estar vivendo na dependência total Dele. Somos casados já a 38 anos. Nosso vida foi abençoada por dois filhos. A filha Jaqueline, casada com o P. Rui Petry e que exerce o pastorado em nossa igreja (IECLB) em Florianópolis. Eles tem dois filhos o Mateus (14 anos) e a Débora (10 anos). O filho Jefferson é casado com a Rosane. Eles moram aqui em Ivoti e tem duas filhas: a Janaina (09 anos) e a Tatiana (07 anos). Louvamos a Deus pela nossa família, pelas bênçãos recebidas, vividas e que podemos repartir com os outros. Abraços em Cristo