TEMAS ABORDADOS

Abaixo colocamos um resumo dos principais temas que trabalhamos em nossos encontros.

Conheça um pouco mais de nosso trabalho.

UM MILAGRE EM NOSSO CASAMENTO!
Por que será que Jesus iniciou seu ministério aqui na terra numa festa de casamento? Ela aconteceu em Caná da Galileia conforme relato de João 2. 1-12 e ficou famosa não por causa dos noivos, mas por que lá aconteceu o primeiro milagre de Jesus, que juntamente com sua mãe e seus discípulos se fazia presente. Sim, Jesus, seus discípulos e sua mãe, haviam sido convidados para este casamento. Tudo estava transcorrendo bem até o momento em que chegou a notícia de que o vinho estava acabando. Em outras palavras isto significava que a festa estava no fim. Ficar sem vinho era uma ofensa embaraçosa que mostrava falta de hospitalidade. À pedido de sua mãe, Jesus realizou o primeiro milagre de seu ministério público, transformando a água em vinho. Maria demonstrou sua absoluta confiança em seu filho, pois embora Ele ainda fosse seu filho, agora era mais que isso. Jesus também entendia que um milagre ou “sinal” ajudaria o povo a entender sua identidade e seu propósito.
E hoje, em nossos casamentos também estamos a precisar da ação de Jesus para que eles sejam verdadeiramente um pedacinho do paraíso aqui na terra. Para que isto venha a acontecer será preciso convidar Jesus e fazer aquilo que a mãe dele disse aos serventes: “fazei tudo o que Ele vos mandar”. Vocês estão dispostos a isto?
Então venham e participem deste Retiro para Casais e juntos tomem a corajosa decisão de fazer aquilo que Jesus mandar.
EU SOU DO MEU AMADO E O MEU AMADO É MEU!
Um dia, o amor chegou para cada um de nós e amar é a coisa mais maravilhosa que existe. Por quê? Quais os motivos que nos levaram a este amor? Só Deus sabe e até hoje estamos descobrindo sonhos comuns, projetamos esperanças semelhantes, percebemos desejos iguais, explicamos carências, identificamos coisas das quais juntos gostamos. Quem sabe, alguns de nós ainda não descobrimos porque amamos, mas amamos um ao outro.
E, para manter vivo e ardente este amor, precisamos proclamar constantemente um ao outro que somos únicos, inigualáveis e incomparáveis. Por quê? Porque o amor consiste também em tornar o comum em algo muito especial; o ordinário em algo extraordinário; o fraco em algo extremamente forte. Não há luxo, prazer, conquistas, posses nem riquezas que venham a substituir a plenitude produzida pelo amor incondicional.
O amor conjugal necessita de todas as afeições que puder obter um pelo outro. Venha, participe deste Retiro de Casais. Ele pode te proporcionar um relacionamento mais intenso. Nenhum de nós tem um casamento tão bom que não possa ser melhorado e ninguém de nós tem um casamento tão ruim que Deus não possa consertar.
Os organizadores deverão providenciar um arranjo ou castiçal com uma vela para cada casal participante sem o conhecimento deles.
CASAMENTO - Herança do JardIm do Éden
Vemos no texto de Gn 2. 24 que Deus criou, instituiu o casamento como algo sensacional, espetacular, para o bem estar do homem e da mulher. Mas, este casal DESOBEDECEU a Deus. Viviam muito bem no paraíso até desobedecerem e deixarem o pecado entrar em suas vidas. Então foram expulsos deste lugar maravilhoso conforme lemos em Gn 3.23-24: “ O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.” Saíram expulsos sem levar nada do que usufruíam dentro do paraíso a não ser: continuaram CASADOS. E agora fora do paraíso também nós nos encontramos ainda. Passamos por inúmeras dificuldades. Mas, uma tarefa nos é dada: CUIDAR do jardim. E, quando nos depararmos com alguma dificuldade só precisamos recorrer ao “JARDINEIRO” que continua sendo o mesmo, o nosso DEUS.
Só em Jesus é possível viver o plano original de Deus para o casamento (Romanos 5: 18).
FAMÍLIA E IGREJA
Dentre as instituições sociais, a família e a igreja podem ser consideradas indispensáveis dentro da conjuntura social.
Ser membro de uma família e ser membro da Igreja de Cristo é algo que deve ser profundamente valorizado e levado a sério. Família e Igreja estão intimamente relacionadas. È impossível separar a família da Igreja ou esta daquela, sem trazer prejuízos a ambas.
Família e Igreja é o assunto deste Retiro de Casais. Como tem sido em sua experiência a relação Família-Igreja? À luz da Bíblia, como deve ser entendida e desenvolvida a integração Família-Igreja? É o que veremos neste encontro.
O problema é que hoje a Igreja tem sido concebida por muitas pessoas e famílias apenas como local a ser visitado semanalmente (às vezes), tornando-se algo muito distante da família. Alheias ao dia-a-dia da Igreja, suas dificuldades, propostas e desafios, muitas famílias valorizam apenas as comemorações e os sacramentos (Santa Ceia, Batismos, Casamentos, Enterros), como se a simples preocupação com esses ritos pudesse garantir a aprovação de Deus e as bênçãos para a família.
O descaso para com a Igreja revela descaso para com a família, pois, dispensar o que a Igreja tem a oferecer à família é uma atitude no mínimo irresponsável dos que a dirigem. O contrário também é verdadeiro: o descaso para com a família é a prova mais concreta do descaso para com a Igreja, podendo ser considerado até mesmo sintoma da negação da fé (I Tm 5.8).
Família e igreja são duas instituições coexistentes, inseparáveis e comprovadamente viáveis.
UM NOVO CORAÇÃO
Durante os próximos dias iremos colocar um resumo do que é tratado neste Retiro de Casais.
RAPOSINHAS QUE DESTROEM O CASAMENTO!
Salomão ao escrever Cantares, estava querendo mostrar que os problemas que chegam ao casamento não vêm carregando uma faixa com os dizeres: "CUIDADO, PROBLEMAS À VISTA". Na maioria das vezes as coisas começam a mudar de uma maneira muito sutil, quase imperceptível. Por isso a Palavra de Deus nos exorta a perseguir as raposinhas: "APANHAI-ME AS RAPOSAS, AS RAPOSINHAS, QUE DEVASTAM OS VINHEDOS, PORQUE AS NOSSAS VINHAS ESTÃO EM FLOR." Ct 2.15.
É responsabilidade de cada um de nós apanhar as raposinhas. Leia a Bíblia, medite diariamente na Palavra de Deus, ore sem cessar.
Este Retiro tem por objetivo despertar em cada casal o desejo de se tornar um exímio caçador de raposinhas, para tornar seu relacionamento conjugal e familiar exatamente como Deus que o institui, o quer ver funcionando.
EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR!
O tema é extraído do texto bíblico de Js 24.15. Ao lermos o capítulo 24, constatamos que após uma exposição de situações e fatos vividos pelo povo de Israel, vem o desafio de Josué para a Renovação da Aliança. Nós queremos nesta ocasião também confrontar os casais participantes a fazerem a sua opção. A quem serviremos?
Assim como os líderes antigos do povo de Deus decidiram liderar suas famílias afim de receberem as bênçãos abundantes do Senhor, também nós precisamos decidir, em nossos corações, a fazermos o mesmo, renovando nossa Aliança com Deus e com nosso cônjuge.
Como? Quando? Por que? São perguntas que obterão resposta durante o desenvolver deste Retiro para Casais.
Este Retiro precisa começar numa sexta-feira a noite e se estenderá até domingo a tarde.
E A FAMÍLIA, COMO VAI?
Mais uma vez queremos questionar a família. Estamos perguntando: E A FAMÍLIA, COMO VAI? Precisamos meditar, pensar, analisar para descobrir como realmente está a família de cada um de nós.
Temos o costume de, a cada encontro com alguém, seja conhecido ou não, lhe perguntar como vai. A resposta normalmente é bem curta e rápida: Tudo bem!
Mas será que realmente tudo está bem? Será que muitas vezes não estamos apenas respondendo por responder? Será que muitas vezes não estamos escondendo a triste realidade em que nossa família se encontra? Brigas entre o casal, brigas com os filhos, brigas com os vizinhos. Aquilo que Deus criou para ser um pedaço do paraíso aqui na terra está se tornando um inferno.
O que fazer? Como agir? Qual a minha parcela de culpa em tudo isto? Que providências tomar? Tem solução?
A bíblia, a Palavra de Deus, tem a orientação segura e correta. O ponto de referência é o texto que encontramos no livro de II Reis 4. 8-27.
APRENDENDO A VIVER SEM MÁSCARAS!
Todos sabemos que cada dia que passa mais e mais precisamos nos esforçar para melhorar nosso relacionamento. Muitas vezes experimentamos um grande fracasso e então, nos perguntamos: “Onde eu falhei?” “O que eu poderia ter feito e não fiz?” “Porque demorei tanto em descobrir minhas próprias falhas?”
É, muitas vezes nos esforçamos, nos esforçamos, mas não conseguimos melhorar nossa vida conjugal e familiar. Mas onde está o erro?
Se formos sinceros, temos que admitir que para solucionar estas sensações incômodas usamos máscaras, na tentativa de nos proteger ou para ganhar alguns pontos para o nosso ego. Escondemos os nossos verdadeiros sentimentos com medo de que se as pessoas soubessem quem verdadeiramente somos não gostariam mais de nós, nos rejeitariam. Bem como Adão e Eva fizeram em Gn 3.9-10, tiveram medo. Tantos e tantos anos se passaram e a história se repete. Não queremos ficar expostos. Sempre tentamos cobrir o que nos causa rejeição. Então, usamos máscara. Deus não quer que vivamos com medos. Gn 15.1. O casamento é o que restou do paraíso. Deveria ser então o lugar onde poderíamos tirar nossas máscaras, expor nossas limitações e fraquezas e ainda sermos ajudados e encorajados a vencer as dificuldades. Mas será que eu posso realmente me mostrar? Remover todas as máscaras, me expor?
Venha participar e juntos descobrir que ter um lar feliz, fazer parte de uma família feliz é possível sim!
A PREVISÃO DO TEMPO PARA O TEU CASAMENTO!
Este Retiro de Casais tem por tema a Previsão do tempo para o teu Casamento. É que todos, ou pelo menos a maioria de nossos casamentos passam pelas quatro estações conjugais. Quer dizer que a maioria dos casamentos atravessam primaveras, verões, outonos e invernos. Alguns não agüentam o frio do inverno e acabam. Outros acabam quando acaba a primavera. Alguns atravessam o outono e duram até o verão. Independente de como cada um de nós reage em relação a cada estação, o certo é que ninguém está livre de passar por essas quatro estações conjugais. Por isso é muito importante saber identificar os sinais e a presença de cada uma das estações, a fim de que se saiba como melhor atravessar cada uma delas, pois só quem compreende as estações do ano pode aproveitar as oportunidades de cada época e se proteger contra as intempéries. Só que aprendeu a confiar em Deus pode atravessar as diversas fases do casamento sem ser derrotado pelas inevitáveis tempestades ou secas ao longo da jornada, pois está escrito: "TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU." Ec 3.1
A FAMÍLIA EM BUSCA DA DRACMA PERDIDA!
Ao lermos o texto sugerido para este nosso encontro, escrito em Lucas 15. 8-10 parece-nos que ele nada tem a ver com família e nem tem recado algum para ela. Será?
Jesus, neste texto, usa a figura de uma mulher que, tendo dez moedas, perde uma dentro de casa e, então, passa a procura-la, varrendo, tirando os móveis do lugar, mexendo em tudo e em toda a casa em busca dela. Só pára quando a encontra. E ao encontrá-la faz uma grande festa.
Ora, esta figura se encaixa muito bem com a realidade de muitos de nossos lares, onde valores desaparecem e a perda deles tem causado estragos enormes. E, exatamente por não terem tido a presença e comunhão com Deus, não conheceram a parábola da Dracma Perdida e bem por isso não aprenderam o grande ensinamento que a mulher nos deixa: Acender a candeia, procurar incansavelmente a dracma perdida. Este é nosso desafio para um fim de semana: Aprender com a mulher da parábola a não se acomodar, não desistir de varrer, varrer até encontrar nossas dracmas perdidas. Queremos A FAMÍLIA EM BUSCA DA DRACMA PERDIDA.
A FAMÍLIA COMO TEMPERO DO MUNDO!
“A FAMÍLIA COMO TEMPERO DO MUNDO”. Jesus diz em Mateus 5.13 : "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens." Sintam a profundeza da declaração de Jesus ao dizer que somos o sal da terra. Ele não disse que nos tornaríamos mas sim que somos o sal da terra. Sua afirmação é categórica e a nossa responsabilidade está aí: SOMOS SAL. Esta não é uma missão, nem uma tarefa, mas sim é responsabilidade nossa. Quer dizer, menos palavras e mais ação. Viver o evangelho e não apenas falar dele. Onde isto começa? Começa comigo mesmo, em nosso lar.
Venham reaprender a ser uma pitada de Deus neste mundo em que vivemos, o verdadeiro tempero da graça de Deus neste mundo. O mundo esta precisando cada vez mais, ter famílias verdadeiramente cristãs e que vivam o Cristo no seu dia a dia. Que a família de cada um de nós seja uma família tempero do mundo, assim como Jesus quer. AMÉM!
A ÁGUA DA VIDA PARA A SUA FAMÍLIA!
O tema deste nosso novo Retiro para Casais é: A ÁGUA DA VIDA PARA A SUA FAMÍLIA. Do manancial da vida que vem de Deus, podemos receber diariamente ânimo para enfrentar a luta da existência. Também podemos receber amor, paciência, alegria, bondade e fé. Deus quer, já aqui e agora, que todos os seres humanos tenham vida plena e abundante. Que todas as famílias sejam muito felizes. Por isso esta fonte jorra, assegurando-nos rios de água viva. Jesus Cristo disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10.10)
A água da vida, traz consigo tudo quanto precisamos para tornar nossa existência rica, transbordante e abençoada, corre para todos! Mas nem todas as famílias alcançam as bênçãos que essa água oferece. A fonte nunca seca e tem poder de saciar a todos os que tem sede. Acontece porém, que muitas pessoas se colocam numa posição que não permite que sua jarra se encha de água. Ocupam uma posição errada perante Deus!
Deus quer famílias cristãs felizes. Mas então por que nem todas são? Certamente por fazerem como os vasos, não se colocam na posição certa para receberem água e dela transbordarem.
Venha, participe, descubra o posicionamento correto para receber a água da vida e dela transbordar.
A FAMÍLIA NAS MÃOS DE DEUS!
Um bom casamento não é apenas um contrato entre duas pessoas, mas sim uma aliança sagrada entre três – DEUS, a esposa e o marido. Se não nos dedicarmos a dar honra a Deus, não há muito que possamos fazer para resistir à crescente degradação e destruição dos laços conjugais nos dias de hoje.
Sabemos hoje que não só é possível pedir e receber a promessa de Deus como casal, mas se trata também de uma responsabilidade e um privilégio que nos foram dados pelo Senhor. Orar como casal é um dos grandes privilégios e dons do casamento. Todavia, este dom, nem sempre é praticado pelos casais.
Amados irmãos, o casamento feliz é feito por aqueles que acreditam na possibilidade de mudanças. Qualquer casamento pode ser modificado e melhorado se houver vontade de mudar e melhorar. O casamento feliz é como um vaso onde está plantada uma bela muda de flor. Alguns casamentos são como um vaso vazio. Outros tem apenas um torrão duro de barro dentro dele. Outros ainda tem uma plantinha mirradinha, murcha, ou até seca.Talvez já acontecido que o teu casamento (vaso) tenha levado um tombo. Se tenha espatifado, quebrado. E, agora é a hora de juntar os cacos e colar tudo novamente. Claro que não vai ficar como um vaso novo. As marcas vão ficar. A planta precisa ser replantada. Os cuidados são iguais a do início do casamento. Precisamos cuidar, molhar, arrancar o inço, afofar a terra, cuidar da localização do vaso e tantas outras coisas mais. E, Deus está hoje dando a cada um de nós uma nova oportunidade de recomeçarmos o nosso casamento. E Deus não pode simplesmente ser deixado de fora deste processo, pois sem Ele nosso casamento (planta) não vai voltar a sorrir, florescer e alegrar a vida a dois. Colocar-se nas mãos de DEUS exige de nós como casal, um envolvimento sério com Jesus, que ilumina nossa vida, nossa casa, nosso casamento e isto é básico para tornar o nosso casamento numa caminhada que vale a pena.